O Mantra
Boa tarde, amigas, leitores/as, hoje pretendo deixar a ideia de que repetir uma frase (MANTRA) empodera. Venho então partilhar convosco o meu mantra, ou seja, aquela frase que me deixa animada no meu dia a dia.
Não há muito tempo comecei a fazer yoga e devo dizer que a sensação com que fiquei quando acabei a minha primeira aula foi algo que nunca pensei sentir, sentia-me mais esbelta, animada, mais forte, feliz e tranquila, senti uma paz imensa que até ao momento nunca tinha sentido.
Não conseguia parar de pensar naquilo que sentia, era diferente, sentia-me tão bem comigo mesma, cheguei a pensar que eram coisas da minha cabeça porque nesse momento não entendia o poder da meditação e dos mantras.
Se me permitem ser-vos sincera, sempre pensei que a meditação era mais uma forma de passar o tempo do que algo que me fosse ajudar, mas entendi que estava enganada, visto que no final de cada aula sentia-me melhor, ao perceber isso comecei a ter curiosidade sobre o assunto, agora depois de todo este tempo entendo que é fundamental tanto a meditação como todas as frases poderosas (a quem dou o nome de mantras) que nos repetimos diariamente.
Quando repetimos uma frase positiva várias vezes, acaba por tornar-se um hábito e o melhor disto é que a nossa mente ouve-nos com atenção e seja verdade ou mentira aquilo que estamos a dizer, ela apenas acredita naquilo que lhe estamos a contar.
Se enquanto está a ler este artigo tentar fazer o exercício que explico seguidamente, irá perceber que a mente apenas atua consoante aquilo que nós queremos que seja a realidade.
Feche os seus olhos e fique calmo, respire três vezes calma e profundamente, depois pense num limão amarelo, acabado de sair do frigorifico, olhe para o limão e tente perceber o cheiro fresco do mesmo, pegue uma faca e abra o limão, consegue sentir o sumo a escorrer pelas suas mãos e pega numa rodela de limão e coloca-a na boca, aí as suas papilas gustativas sentem a acidez, estremecem e começa a salivar. Se conseguiu fazer este exercício tão simples como pensar (e sentir) quando dá uma dentada ao limão, se conseguiu sentir todas as reações que se sente quando na verdade mastigamos um limão, então é fácil perceber que a mente realmente acredita naquilo que nós pensamos.
Quando pensamos em algo ou quando falamos disso, seja com alguém ou sozinhos, a nossa mente começa a libertar uma serie de endorfinas e de processos químicos em consequência daquilo que ela acredita ser a realidade.
Existem diferentes tipos de mantras, consoante aquele que seja o nosso objetivo, podem ser mais específicos ou mais amplos, existem mantras para a saúde, família, trabalho, entre outros, e é importante perceber que um mantra é apenas aquela frase que nos dá força para continuar a lutar diariamente seja em que sentido for.
Por exemplo, em relação à saúde, costumo dizer-me a mim mesma todos os dias quando me levanto e quando me deito que o
meu corpo é saudável, o meu corpo tem a capacidade de regenerar, tem saúde e vitalidade, é um mecanismo perfeito de defesa, que sou forte, saudável e cheia de energia.
Quando se trata da família, todos os dias penso na família unida que tenho, no facto de nos amarmos e respeitarmos sempre, que somos fortes juntos e que será assim sempre.
Também costumo repetir-me a mim mesma que “Hoje vou ser feliz”, porque é um dos meus objetivos diários e
preciso que a minha mente tenha a mesma vontade que eu tenho de ser feliz.
Espero sinceramente que estes exemplos o tenham ajudado e também que a partir de hoje cries o teu próprio mantra, para que a tua mente esteja em sintonia com aquilo que desejas.
Isto quer dizer que os benefícios de repetir um mantra diariamente são definitivamente incalculáveis, todo o nosso organismo começa a seguir as ordens deste mantra para que o mesmo se torne realidade visto que é nisso que a nossa mente acredita.
Criar o nosso próprio mantra e repeti-lo todos os dias fará que a nossa mente trabalhe em sintonia com aquilo que desejamos para a nossa vida.