Desde bem cedo decidi que eu seria a minha própria chefe, hoje venho contar-vos os passos que dei para que isto fosse possível.
Ter tempo
A maior prioridade da minha vida é a minha família, seja ela de sangue ou não, amigos e equipa serão sempre incluídos nesta palavra, para mim é fundamental que as pessoas estejam em primeiro lugar.
Descobri desde muito cedo, talvez por olhar para os meus pais, que teria o meu próprio negócio, pois como já ouvi dizer “mais vale um mau negócio (próprio) que um excelente emprego”.
Se pensarmos bem, é uma realidade, porque ao termos um emprego certo podemos sim ter as necessidades cobertas, teremos a segurança de receber sempre o mesmo rendimento e de forma certa, sem correr riscos, mas a esperança de um dia poder ser financeiramente independente iria desaparecer, da mesma forma que a esperança de progredir e criar novas realidades, o que definitivamente não iria dar para mim.
Se pensam como eu, vou aqui explicar os passos que dou no meu dia a dia para ter o meu próprio negócio a pleno rendimento.
5 Dicas para o teu negócio
1º Decide em que área vais trabalhar
Quando saibas qual é o teu negócio perfeito, aquele que pode dar-te tempo e dinheiro, investiga qual o teu nicho de mercado, como o mercado esta recetivo para a tua ideia, como são os teus concorrentes, qual a possibilidade de êxito. Depois de investigar isto passamos ao passo seguinte.
2º Decide quem são os teus parceiros de negócio
Todo negócio precisa de parceiros pois em todos os negócios há uma transação económica seja através de venda de produtos ou de serviço prestado, precisamos de parceiros, por exemplo: Fabricante que fornece o produto para garantir que não tem rotura de stock ou no caso de prestarmos serviços quais serão os parceiros necessários para que o nosso serviço seja prestado.
3º Decide qual o tipo de cliente ao qual queres vender os teus produtos
Pensar no que querem os clientes é a melhor estratégia, visto que ninguém compra nada só por comprar. As pessoas, todos nós, compramos produtos ou adquirimos serviços que cubram as nossas necessidades, se o que oferecemos cobre as necessidades das pessoas estaremos no caminho certo. O que penso sempre é “eu pagaria por isto que pretendo meter no mercado?”.
4º Decide quanto tempo e dinheiro vais disponibilizar enquanto estás à espera de resultados
Todos os negócios demoram algum tempo a obter resultados e a tornarem-se lucrativos, mas é uma realidade que a maioria dos negócios levam alguns anos até conseguirem compensar os gastos.
É neste momento que devemos pensar nas coisas que não costumamos ter em conta, estamos tão felizes por ser o nosso negócio que apenas o vemos de forma romântica e nunca fazemos contas para perceber se realmente vai funcionar.
Neste momento devemos pensar nos riscos caso o negócio não corra como esperamos, devemos também perguntar-nos durante quanto tempo posso suportar o mesmo sem ter resultados e claro, não esquecer se teremos capacidade financeira para nos aguentarmos.
5º Decide qual o sistema de capacitação no qual vais investir para ajudar-te a conseguir ter um negócio de sucesso
A formação, como já falei anteriormente, é fundamental para obter sucesso, precisamos aprender novas ferramentas para mostrar ao mercado o que somos e temos para eles. Para isto acontecer é fundamental participar em formações sobre o objetivo do nosso negócio. É importante ter em mente que aquilo que sabemos hoje trouxe-nos até onde estamos, mas só poderemos sair de onde estamos quando aprendermos mais do que aquilo que já sabemos.
Fiquem atentos na próxima semana, não percam a oportunidade de perceber como começar um negócio de êxito sem riscos económicos e que vos levará à liberdade financeira.