Bom dia, amigos/as, leitores/as.
Hoje venho falar-vos de algo que mudou a minha mente e transformou-me na empresaria que sou. Há uma frase muito conhecida que diz “Quando a mente muda, a gente anda para a frente”.
Quando nascemos somos todos iguais, nascemos com dois braços, duas pernas e uma cabeça, certo? Então como é que enquanto crescemos deixamos de ser todos iguais? O que realmente faz a diferença em nós? Não sei se já pensaram nisto alguma vez, mas a meu ver somos fruto do sítio onde crescemos e da mentalidade daqueles que nos rodeiam.
É como aquela história da águia que foi encontrada quando ainda era pequena por um agricultor, foi criada junto com as galinhas e cresceu a pensar que realmente era uma galinha e como tal que não era capaz de voar, quando o agricultor a atirou de um precipício e ela percebeu que afinal conseguia voar teve medo da liberdade e daquilo que lhe esperava então insistia em voltar para o galinheiro onde já sabia qual era o seu sitio e onde se sentia mais confortável, isto acontece-nos também a nós.
Por medo às nossas capacidades e à liberdade decidimos ficar onde estamos até mesmo quando já sabemos que não é ali que pertencemos.
Desde pequenos ensinam-nos uma serie de regras e nós por pensar que é o correto passamos o resto da vida a cumpri-las sem percebermos que estamos a criar barreiras mentais por crenças que limitam as nossas capacidades.
Todos crescemos em ambientes diferentes e todos acabamos por ter regras diferentes dependendo de onde crescemos, mas a verdade é que todos crescemos rodeados de pessoas que nos ensinam a sua forma de viver e nós acabamos por viver dessa maneira por pensar que essa é a forma correta.
Hoje, graças a todos os livros que li, acredito que tudo é possível e que o ser humano nasce livre e para conseguir manter-se livre precisa de vencer os obstáculos e receios que criamos através das pessoas que tem uma mente que as limita e pretendem dessa forma limitar os que estão à sua volta.
Uma boa forma de sair da bolha onde somos inseridos é através de pessoas novas, pessoas com objetivos que as entusiasmem e que tenham conseguido superar os obstáculos que apareceram nas suas vidas, também para sair de dentro da bolha devemos praticar bons hábitos de vida, frequentar sítios que aumentem a nossa cultura e viajar para conhecer todas as oportunidades que existem pelo mundo fora.
Na minha opinião um dos melhores hábitos de sucesso que permitem que a mente acredite que tudo é possível se assim o desejares e agires para isso, é a leitura de livros que nos recordem aquilo que muitas vezes já sabemos ou aqueles que te ensinam coisas ou maneiras de pensar que nunca tinhas tido oportunidade de explorar.
Se me permitem um conselho, para todas as pessoas que querem ter uma vida de sucesso em toda a amplitude da palavra, adquiram o hábito da leitura, pois acredito que é através dela que conseguimos ver um mundo novo onde somos capazes de evoluir e por isso desenvolver-nos.
Hoje quero deixar aqui referido uma das coisas que aprendi no livro que estou a ler agora titulado “Ser herói todos os dias” de Robin Sharma.
1º Escuta profunda: Algo raro na sociedade, é uma forma de honrar os outros, que permite que o orador se sinta inspirado, o que permite que a pessoa sinta que te importas com ela o que faz que tenha confiança em ti;
2º Vulnerabilidade: Aumenta a confiança que as pessoas têm em ti, aumenta a capacidade de identificação, liga corações através da humanidade partilhada, isto é, partilha cicatrizes;
3º Cumprimento de promessas: Isto permite que a tua credibilidade aumente, alimenta a reciprocidade e cimenta a fiabilidade;
4º Afirmação de verdade: A candura acelera a integridade, Carater, Bravura
Estes são os princípios fundamentais que o livro nos indica, que me ajudaram a mudar a minha maneira de pensar e superar situações como empresaria que anteriormente não conseguiria superar.
@julialabrador – Todos os direitos reservados 2022